Cuidados ao dirigir na chuva


Quando a chuva forte começa o motorista precisa estar atento a algumas diferenças na maneira de dirigir e requer uma atenção especial para não sofrer um acidente grave ou ficar preso numa enchente.

As condições da pista mudam:

A água da chuva se mistura à poeira e aos resíduos de óleo e borracha que ficam na pista, formando uma camada escorregadia. Para evitar acidente, diminua a velocidade tão logo comece a cair os primeiros pingos.

Quando os vidros embaçam:

Isso ocorre devido à diferença de temperatura entre a parte interna e a parte externa do veículo. O ideal para desembaçar os vidros é fazer com que a temperatura entre o interior e o exterior fique parecida. Abrir os vidros laterais ajuda. Caso tenha em seu veículo desembaçador de vidros, ou ainda ar-condicionado, é conveniente deixá-los ligados. Você pode ainda utilizar um antiembaçante de vidro ou, na falta deste, esfregar fumo de cigarro no vidro, na parte interior.

A primeira providência que deve ser tomada é acender as lanternas do veículo, para o motorista que estiver atrás de você conseguir visualizar melhor o seu veículo.

Cuidados com a aquaplanagem:

É a formação de camadas de água na pista, fazendo com que o pneu perca contato com o solo e fique deslizando. Se isso acontecer evite frear, pois a frenagem trava as rodas, fazendo com que você perca o controle do veículo. O melhor a se fazer é tirar o pé do acelerador e esperar que os pneus entrem novamente em contato com o solo. Evite também movimentos bruscos e vire a direção lentamente, até você recuperar o controle do veículo.

Como enfrentar uma enchente:

Primeiramente, diminua a velocidade, para evitar aquaplanagem. Caso a água esteja no meio da roda, engate primeira e mantenha o veículo acelerado; não mude de marcha e também evite frear o veículo, impedindo assim que entre água no escapamento. Caso a água esteja com o nível acima da roda, mude o seu trajeto. Abandone o veículo imediatamente, se a água estiver no nível do faróis, deixando-o de preferência contra a enxurrada e em uma subida, para evitar que entre água no escapamento. Agora, caso a água já esteja batendo no seu pára-brisa e você ainda não saiu do veículo, espere o resgate dentro dele, pois se você tentar sair poderá morrer afogado, e não se desespere se o veículo começar a boiar.

Como frear na pista molhada:

Em dias de chuva você nunca pode frear de uma vez, pois, devido à pista estar molhada e a aderência do pneu no asfalto ser menor, você perderá totalmente o controle do veículo. Importante nos dias de chuva é frear devagar e constantemente, estando ciente de que a distância que o veículo irá percorrer entre o início da frenagem e o final dela será maior do que se a pista estivesse seca.

Como dirigir com chuvas à noite:

A luz dos faróis acaba ofuscando muito mais sua visão, pois os pingos da chuva no pára-brisa difundem a luminosidade. Evite olhar diretamente para os faróis, dirigindo seus olhos para o lado, em direção ao acostamento, onde sua visão permitirá que você observe o que está acontecendo ao seu redor. Importante também é nunca esquecer de que quanto maior for a velocidade do veículo, menor será o seu campo de visão.

Comentários

Postagens mais visitadas