Cuide dos olhos do seu carro...


Sabia que uma simples lâmpada queimada pode custar a você quatro pontos na carteira?
 
Tem mais, você ainda será multado em R$ 84,80 e corre o risco de ter o carro retido até a solução do problema.
 
Mas, calma… Evitar todos esses aborrecimentos é mais simples do que parece. Basta checar o funcionamento e as condições das lâmpadas periodicamente.
 
O melhor lugar para testá-las é em uma garagem. Acenda a lanterna, depois o farol baixo e, por último, o farol alto e veja há fachos de luz dos dois lados.
 
No caso das luzes traseiras, estacione de ré próximo a parede. À medida que for se aproximando da parede com o veículo, observe, com cuidado, se há reflexos da luz de marcha à ré na parede.
 
Depois de parar o carro, ligue as luzes de posicionamento (lanternas) e observe pelo retrovisor os reflexos na parede. Em seguida, pise no pedal do freio para checar se há reflexo das luzes de freio.
 
Não se esqueça das setas. Acione a seta para a direita e observe os reflexos na dianteira e na traseira do veículo. Faça o mesmo com a seta para a esquerda. Por último, teste o pisca alerta.
 
Ah! Antes de apagar tudo, desça do carro e vá lá atrás verificar se as lâmpadas que iluminam a placa também estão em ordem. As coitadinhas sempre são esquecidas… 
 
Pronto! Todo esse procedimento não leva mais do que cinco minutos e pode livrar você de uma dor de cabeça e tanto.
 
Outra dica importante: procure manter algumas lâmpadas de reserva. Elas são algumas das peças de reposição mais baratas de um carro.
 
Antes de comprar, confira no manual do proprietário quais são os tipos de lâmpadas usadas no seu carro. E, por favor, compre lâmpadas originais ou aquelas certificadas pelo fabricante do veículo.
 
Elas custam um pouquinho mais caro, mas duram em média 50.000 km e estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. Além disso, as lâmpadas originais não sobrecarregam o sistema elétrico do seu carro.
 
As lâmpadas genéricas podem até custar menos num primeiro momento. Entretanto, a vida útil delas é menor e você ainda expõe o sistema elétrico do seu carro a riscos desnecessários.
 
 
E se tiver uma lâmpada queimada? O que fazer?
 
Se puder, vá a um autoelétrico de sua confiança para fazer a troca. Os conjuntos ópticos dos carros novos estão cada vez mais sofisticados. Ao tentar desmontá-lo em casa, pode acontecer de você não conseguir montá-lo corretamente, prejudicando o sistema de vedação.
 
Por outro lado, nos modelos mais antigos, você corre o risco de danificar as lentes ou outro componente que está mais desgastado.
 
E tem outra: só um profissional poderá verificar se o caso é de uma simples lâmpada queimada ou se há outro problema elétrico no seu veículo.
 
Ah! Em vez de trocar só uma lâmpada, aproveite e troque também a outra que forma o par. É bem provável que ela queime logo em seguida...

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