Nem sempre seu carro precisa mesmo de água...



Algum frentista já lhe pediu para conferir água e óleo?


Esse mesmo frentista disse que precisa completar com aditivo?

Cuidado! Você pode ser o(a) mais novo(a) paciente da “Empurro Terapia”.

Para quem acha que um posto tem o seu maior lucro na venda de combustíveis, saiba que está redondamente enganado! Os postos costumam ter lucros absurdos nas trocas de óleo, aditivo de combustível, aditivo de radiador, fluído de pára-brisa e afins...

Voltando à questão do fluído do radiador, o normal seria não abaixar o nível nunca, pois ele está dentro de um sistema hermeticamente fechado, podendo haver uma mínima evaporação.

Outra questão: nunca se deve verificar o nível com o motor quente ou em funcionamento. Por dois motivos muito simples: o primeiro que existe um grande risco do líquido jorrar pelo reservatório devido à pressão e temperatura. Aí é lógico que faltarão alguns mililitros para se completar... Em segundo lugar, com o motor quente e em funcionamento, o líquido estará dentro sistema, ou seja, circulando pelo bloco do motor. Nesse caso, também haverá uma leitura incorreta do nível. Nunca tente abrir o reservatório com o motor quente!

Caso o veículo apresente uma diminuição considerável do nível, aconselhamos a procurar um mecânico especialista para averiguar avarias ou vazamentos.

Para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento é fundamental manter em dia o aditivo do radiador misturado à água. Feito à base de monoetilenoglicol (substância que aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da água), ele é recomendado pelas montadoras nos carros novos. Elas também indicam o prazo da troca, que geralmente fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano.

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